quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Abordagens de Pesquisas Tridimensionais

Como transformar as idéias iniciais de sua pesquisa em formas e estruturas sobre o corpo utilizando técnincas de modelagem e moulage? É essencial entender sobre tecidos e suas diferentes características, reciclagem e customização de roupas para criar idéias no manequim de peças de moda sustentáveis.

Modelagem e Moulage
Processo pelo qual é possível criar moldes e formas de roupa por meio da manipulação do tecido no manequim.  Dobrar, preguear, franzir e drapear com um tecido em um corpo humano permitem que o designer trabalhe técnicas mais complexas que em geral são muito difíceis de realizar através da modelagem plana.  Aí que entra a importância de conhecer o corpo humano e como ele se relaciona com o tecido. Modelar no manequim é essencial para que você tenha um entendimento básico das qualidades e características do tecido.
Volume: Na moda o volume está relacionado ao excesso de tecido em uma roupa (exemplo: uma roupa que extrapola curvas criando novas silhuetas)

Qualidade da fibra
A escolha de um tecido para uma roupa envolve questões de função e desempenho para esta. Ou seja, devemos questionar se o tecido é adequado para o objetivo do uso da roupa. Devemos analisar aparência, toque, estampa textura e ornamentação.

Vídeo sobre fabricação de tecidos:



A fibra (ou fio) é a matéria prima a partir da qual um tecido é criado. A fibra é utilizada para criar o tecido por meio de tecelagem ou do entrelaçamento.

Fibra de Celulose
O algodão é um bom exemplo de fibra de celulose, essa fibra do algodão cresce em volta da semente da planta e é colhida, processada e transformada em fios. A fibra de algodão tem propriedades respiráveis e absorve bem a umidade, o que torna o tecido bom para climas muito quentes.
Algodão

Fibra de Proteína
São fibras de origem animal. Ovelhas e cabras são os maiores fornecedores de pelos, a matéria-prima utilizada para criar tecidos de lã. Como caso da seda.
Fibras Superficiais e Sintéticas
São fibras que se dividem em duas formas, celulósica e não celulósica. A celulósica é extraída de plantas e é possível extrair fibras como viscose, liocel e acenato. As fibras não celulósicas são produzidas de produtos químicos, são conhecidas como sintéticas e compreendem fibras como lastex, poliamida e poliéster. Essas fibras conferem aos tecidos de durabilidade, elasticidade e resistência à água, sendo muito utilizadas em roupas esportivas.
 
Acetato

 Tecidos Tramados
Os fios tramados são criados pelo cruzamento de fios verticais com fios horizontais em ângulos retos. A rigidez e o peso do tecido dependerão da qualidade e espessura do fio.


Tecidos de Malha
Os tecidos de malha dão formados pela interligação de laçadas: as linhas verticais e horizontais. As malhas circulares têm boa elasticidade e desempenho na modelagem no manequim.

Não Tecidos
Esses tecidos são produzidos pelas técnicas de união com resinas (bonding) e feltragem. Utilizando calor, compressão, atrito e produtos químicos são criados tecidos que não se desgastam, são impermeáveis, não rasgam e podem ser reciclados. O couro e peles também poder ser classificados como não tecidos, embora não sejam artificiais.
Outros Tecidos
São essencialmente técnicas manuais, como renda, crochê e macramê.



Manipulação de Roupas Pela Reciclagem
Desenvolver idéias de pesquisa e criação tridimensionalmente é explorar o potencial de reciclar roupas. Trabalhar com roupas existentes também pode fornecer conhecimento de modelagem.  Trabalhando no manequim - usando dobras, drapeados, alfinetes, cortes e suas combinações- você terá mais informações e conseguirá explorar melhor o potencial criativo dessa técnica.

Vídeo super legal sobre produção de tecido reciclado para confecções:



Grupo: Brisa de La Cordillera
Dâmaris Campos
Jéssica Rafaela
Marjorie Brito
Poliana Gouveia
Thayane Pacheco
Tânia Marina
Walison Manzoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário