quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pesquisa: O que é e por que fazer?

O que é pesquisa?
A pesquisa é caracterizada pela investigação e aprendizagem de algo novo ou do passado. Ela envolve leitura, visitação ou observação, mas, sobretudo envolve registrar todas as informações.


Há dois tipos de pesquisa:
- Coleta de materiais
- Inspiração visual.












Qual é o objetivo de uma pesquisa?
Coletar referências variadas, buscando diferentes assuntos, explorando várias possibilidades criativas antes de canalizar e conceituar a imaginação no uso de um conceito, tema ou direcionamento para uma coleção.
A pesquisa é uma maneira de mostrar o que se pensa e como se enxerga o mundo.



O que a pesquisa deve conter?
Informações as quais podem se dividir em uma série de categorias que fornecem inspiração e diferentes componentes para o direcionamento da coleção.



Por exemplo:
-Formas e estruturas:







-Detalhes:





- Cor:


- Texturas:







- Decoração de estampas e superfície:








- Influências históricas:











- Influências culturais:











- Tendências contemporâneas:







Duas formas de pesquisas mais utilizadas são:

- Briefing:




 


O briefing é o início de qualquer projeto criativo. É o conjunto de idéias que possibilita à equipe envolvida no trabalho, compreender e mensurar o projeto.
Através dele são identificadas todas as restrições, necessidades, condições ou problemas que precisem de resolução com o levantamento completo de informações essenciais para os resultados que devem ser alcançados.

Tipos de briefing:
O mais comum é encontrado no meio acadêmico e é utilizado pelo professor como ferramenta importante no ensino de habilidades específicas.
Outro tipo é aquele usado mais comumente em concursos ou organização externa como uma maneira de promover produtos ou uma marca e por sua vez estimular talentos.
Há também o briefing comercial, que é baseado no cliente. Nele soa considerados os seguintes aspectos:
- Mercado;
-Estação;
-Gêneros;
- Custo;
- Ocasião.


A criatividade do estilista é medida pela maneira como ele desenvolve o que lhe foi solicitado e obedecendo as restrições do briefing para conseguir a aprovação do cliente.
Outro tipo de briefing é aquele trabalhado em equipe, na qual se espera que todos colaborem em um projeto no qual terá tarefas específicas para que o resultado final resulte em uma coleção coerente e coesa.







- Brainstorming:




O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

A técnica é simples e fácil. E consiste em encontrar um denominador comum para todas as ideias e pode ser muito divertido. Quanto maior for à diversidade de competências e setores dos participantes melhor será a qualidade do brainstorming realizado. A realização do brainstorming se divide em três pontos:
-Encontrar os fatos (Definição do problema, preparação);
-Geração das ideias;
-Encontrar a solução.




Colaboradores: Amanda Santos, Cristiane Marques, Flávia Taumaturgo, Geiza Mara, Jéssica Stephanie, Plínio Machado e Sheila Cornelio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário