A principal, e mais importante, fonte de sucesso de uma coleção é baseada no aprofundamento da pesquisa feita pelo designer, uma vez que para qualquer coleção uma pesquisa rigorosa é realizada.
É papel do estilista dá início a essa fase tão esplêndida de um trabalho que irá ganhar vida, portanto um caderno de esboço é essencial para a elaboração de pesquisa, pois é nesse caderno que as ideias irão ser depositadas. Nele amostras de tecidos, colagens, fotos, desenhos, silhuetas, reportagens, fios e cartela de cores precisam transbordar.
Para que sua pesquisa seja válida e traga resultado na hora de colocar sua coleção em prática, o conhecimento sobre os Elementos do Design de Moda (linha, silhueta, textura e cor) e os Princípios Básicos do Design (repetição, ritmo, gradação, radiação, contraste, harmonia, equilíbrio e proporção) são quase obrigatórios. Tais elementos e princípios carregam em si, grandes fontes de informações que todo designer precisa para realizar um trabalho bem feito e assim alcançar um melhor resultado.
Sabemos que toda coleção deverá ter coerência, ou seja, as peças criadas pelo estilista precisam estar em conjunto e transmitindo a mesma mensagem, seja nas cores, no corte, na silhueta.
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Pré-Coleção Chanel Primavera/Verão 2012 |
Contudo, uma coleção terá uma fonte de inspiração (referencial teórico) e o primeiro caminho a ser seguido é realmente o da pesquisa de tendências, indo a feiras de tecidos, identificando o seu consumidor, público alvo, observando ilustrações e sabendo aproveitar os bancos de referências, dessa forma a chance de crescer como um Designer de Moda se torna maior e cabe a nós, designers, usufruirmos ao máximo de nossas pesquisas e apresentar um trabalho inovador, já que um trabalho bem feito é essencial para ser conhecido no mercado da moda.
Participação: Sarah Pelegrino
Fabrícia
Mariana Esteves
Luiz Henrique
Cíntia Munich
Aline Coelho
Marcelo Felipe
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